quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

EMEF PROFª MARIA DAS NEVES E SILVA
PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA: História, Arte e Cultura
INTRODUÇÃO
O carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo. É uma manifestação cultural eclítica onde se misturam as mais diversas classes sociais, ritmos, danças e gosto musical.O carnaval na escolaé momento onde educadores e educandos tem a oportunidade de transformar idéias em arte.
ABERTURA:

 A Escola Maria das Neves enquanto espaço de construção e de transformações de idéias, vem abrindo perspectiva para que alunos e comunidade tenha melhor compreensão do mundo através da arte e das diferenças culturais que formam a identidade do povo barsileiro, com sua diferentes linguagem artística, como artes visuais, dança, música e entre outras manifestações que possibilitam uma compreensão mais significativa das questões sociais.
O carnaval 2011 da escola Maria das Neves trás varias reflexões como o verdadeiro valor cultural do carnaval, campanhas contra a violência, o uso de drogas, causas e conseqüências da dengue em nossa comunidade entre outros temas que estão presente no dia a dia da sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades que atualmente vem sendo cada vez mais ocupado pela mulher

2- ENTRUDO, BAILE DE MÁSCARA, HOMENAGEM AS MULHERES
O carnaval surgiu a mais de dez mil anos antes de Cristo. Muitos foram os nomes dados a esta festividade. No Brasil, surge pela primeira vez no ano de 1723 co o nome de ENTRUDO, por influencia da cultura portuguesas e outra nações européias, onde as pessoas comemoravam jogando água aromatizante e farinha um nos outros.
Segundo pesquisadores a origem do nome “carnaval” originou-se de carne + vale, do latim CARNIS: carne  + vale = ADEUS, que representa a obstinação da carne. Assim o carnaval anuncia a quaresma, tradição da Igreja Católica na qual a carne era suspensa durante quarenta dias.
Ainda muito antes de Cristo, as pessoas já se reuniam no verão com o rosto e o corpo pintado para espantar os demônios da má colheita... o que deu origem o baile de máscara. Muitos são os significados para as máscaras... são místicos por dar vazão a alegria, a tristeza, revelar ou contar sentimentos. 
O carnaval serve também para prestar homenagem, como é o caso do bloco em seguida que vem homenageando as mulheres na contribuição na formação da identidade do povo brasileiro.
3- BLOCO DA PAZ
(PROFº GENIVALDO – 8ª série “B” e 4ª etapa)
Por vivermos num mundo totalmente cheio de constantes transformações como guerras, drogas, epidemias, corrupções, desemprego, catástrofe, fome e escassez de água. Nada mais justo e necessário de conscientizar todos os educandos e comunidade geral que só através da “paz” é que se pode superar todos esses problemas que a vida proporciona.
Como?
Através de um carnaval de rua.
A 8ª série “B” apresenta um bloco alusivo a paz mundial

4- BLOCO TURMA DO COMBATE A DENGUE
Previna-se e fiscalize o meio em que você vive, porque o MOSQUITO DA DENGUE está escondido em nosso meio, cuide-se e não deixe ele proliferar em sua casa. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública e todo o ano atinge milhões de pessoas em mais de 100 países.
Em nossa comunidade não é diferente, segundo dados do Posto de Saúde, existe um grande foco de mosquitos contaminados, nas duas campanhas promovidas pela Secretaria de Saúde, dos 65 mosquitos Aedes Aegypti coletados todos estes estavam infectados com o vírus da doença. Vários moradores de nossa comunidade já contraíram a dengue entre estas, um aluno de nossa escola contraiu a  dengue hemorrágica, que quase o levou a morar com nossos vizinhos de frente a escola (cemitério). Por isso não queira ser mais um receptor desse vírus.
Se você sentir os sintomas a seguir como: dores de cabeça, febre, enjôo, vômitos, dores musculares e no estomago, além de manchas vermelhas na pele, procure o Posto de Saúde, pode ser que você é uma das vítimas deste inseto malvado.
Em muitos casos a dengue não é grave e se cura em uma semana, mas em outros casos ela pode ser fatal.
O objetivo deste bloco, através do “Projeto Carnaval na Escola” é alerta nossa comunidade que ainda o único caminho para combater este mal é prevenção, pois nenhum cientista conseguiu descobrir uma vacina contra a dengue. Portando não deixe água acumula em sua casa e transmita estas informações a seu vizinho.
Juntos podemos combater o Aedes Aegypti: o mosquito transmissor da dengue e viver saudável para pular o carnaval!
5- CARNAVAL: MISCIGENAÇÃO E PLURARIDADE CULTURAL
O carnaval é uma festa que representa a junção das etinias (raça) e cultura (costumes) de uma povo, através de uma festa repleta de colorido, brilho e alegria.
Este bloco vem apresentado cultura do povo CIGANO que muito tem contribuído na produção artiscticas de vários países, vem trazendo o FREVO que é uma dança de rua e de salão. É o ritmo mais popular de Pernanbuco. A multidão de passistas fantasiados percorrem as rua de Recife durante dias e noites. Para dançar o frevo, requer boa forma física. Guard chuva colorido e apetrechos típico que acompanha os danlarinos.
O MARACATÚ, tem origem dos reis negros, já conhecida na França e em Espanha, no século XV, e em Portugal no século XVI. Em Pernambuco é conhecido a partir de 1974, em Recife a denominação MARACATÚ servia para denominar um ajuntamento de negros. Hoje, os fuliões usam esta manifestação cultural para expressar seus anseios relacionados aos valores que norteiam a sociedade atual e criticar a política local, nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário